Este é um blog para discutir assuntos relacionados à Metodologia do Ensino Superior.
Responsáveis: alunos do Programa de Pós Graduação UNIFIN (Disciplina: Metodologia do Ensino Superior - Profa. Dra. Salete Trainotti).
Esperamos que todos contribuam com postagens e comentários. Faremos deste blog mais um canal de comunicação para realização dos trabalhos dessa disciplina, principalmente neste sobre as estratégias de trabalho docente. Bom trabalho! Fernando Ferreira
" 'Professor que não sabe aprender, não sabe ensinar.' Se o aluno não for ensinado a aprender, não saberá fazê-lo também." O texto nos faz refletir sobre isso e faz com que nos mobilizemos para sair da 'zona de conforto' e buscar alternativas criativas e diferenciadas. Indica alguns métodos para essa viagem do aprender e ensinar. Propõem o estudo em grupo, estudo de resolução de problemas, estudo por projetos e o estudo através de pesquisa. Finaliza com brilhantismo utilizando o que diz Postman: " o currículo escolar deve ser visto como uma celebração da inteligência e criatividade humana, e não simplesmente uma coleção sem sentido, de pre requisitos de cursos." Fantástico
Com a leitura do texto, ficou claro que os educador deveria aprender a mudar sua maneira, seu ritmo, sua personalidade as vezes já impregnadas, assim causando bloqueios adeptos a aprendizagem. Para que assim então possa buscar a construção de um novo método de ensino, principalmente voltado para a formação de um novo cidadão, com ideias próprias, “ensinando a pensar”, ou seja preocupado em saber se o aluno esta aprendendo a aprender, e não somente passar conteúdo, e sentir-se com a missão cumprida. Precisamos mudar e já.
Esperamos que todos contribuam com postagens e comentários. Faremos deste blog mais um canal de comunicação para realização dos trabalhos dessa disciplina, principalmente neste sobre as estratégias de trabalho docente.
ResponderExcluirBom trabalho!
Fernando Ferreira
" 'Professor que não sabe aprender, não sabe ensinar.' Se o aluno não for ensinado a aprender, não saberá fazê-lo também."
ResponderExcluirO texto nos faz refletir sobre isso e faz com que nos mobilizemos para sair da 'zona de conforto' e buscar alternativas criativas e diferenciadas. Indica alguns métodos para essa viagem do aprender e ensinar. Propõem o estudo em grupo, estudo de resolução de problemas, estudo por projetos e o estudo através de pesquisa.
Finaliza com brilhantismo utilizando o que diz Postman: " o currículo escolar deve ser visto como uma celebração da inteligência e criatividade humana, e não simplesmente uma coleção sem sentido, de pre requisitos de cursos." Fantástico
“Incertezas quanto ao processo de aprendizagem”
ResponderExcluirCom a leitura do texto, ficou claro que os educador deveria aprender a mudar sua maneira, seu ritmo, sua personalidade as vezes já impregnadas, assim causando bloqueios adeptos a aprendizagem. Para que assim então possa buscar a construção de um novo método de ensino, principalmente voltado para a formação de um novo cidadão, com ideias próprias, “ensinando a pensar”, ou seja preocupado em saber se o aluno esta aprendendo a aprender, e não somente passar conteúdo, e sentir-se com a missão cumprida. Precisamos mudar e já.
"Inteligência + caráter = essa é a meta de verdadeira EDUCAÇÃO."
ResponderExcluirMartin Luther King