A procura obsessiva pelas certezas a que o educador foi submetido durante séculos está chegando ao fim. “Estamos vivendo o fim das certezas”. Barbosa
A reflexão epistemológica que se trava nos ambientes educacionais aponta na direção do paradigma das incertezas;
O novo paradigma exige que o professor abandone seus princípios e práticas tidas como certas, dando espaço para outras que desafiam a educação, como:
Incertezas relativas ao conhecimento do educando;
Incertezas quanto ao processo de aprendizagem;
Incertezas do planejamento didático;
Incertezas da eficácia da ação do educador;
Incertezas relacionadas com trabalho de avaliação;
No paradigma das incertezas o educador deve se abrir para o caráter incerto, inesperado e surpreendente das ações e reações do educando; Também deve estar atento à natureza aleatória da aprendizagem e aceitar as incertezas da planificação didática e da avaliação da aprendizagem; Barbosa
Hoje ainda se sofre a tentação de estabelecer modelos e modos de ensino universais no esforço de encontrar respostas conclusivas e definitivas à pergunta “como se ensina” e “como se aprende”;
O educador hoje mais preocupado em desenvolver competências que habilidades, centra sua atuação na pedagogia das diferenças e em métodos ativos e diferenciados, pautando firmemente sua ação;